What's New!

Chat with
Hackers

How to Defend
Your Computer 

The Guides
to (mostly) 
Harmless Hacking

Happy Hacker 
Digests (old stuff) 

Hacker Links 

Hacker
Wargames 

Meet the 
Happy Hacksters 

Help for 
Beginners 

Hacker 
Bookstore 

Humor 

It Sucks 
to Be Me!

How to Commit
Computer Crime (not)! 

What Is a 
Hacker, Anyhow? 

Have a 
Great Life! 

News from the 
Hacker War Front

_______________________________________________________

GUIA PARA HACKING (essencialmente) INOFENSIVO

Série para Principiantes #2, Secção I

Hackar o Windows 95! (Também funciona com o Win98)
_______________________________________________________

Aviso importante: esta é uma lição para Principiantes. PRINCIPIANTES. Será que todos voçês, hackers de elite por aí, podem passar à frente deste Guia, em vez de o lerem e de se sentirem insultados com o quão fácil é e mandarem-me emails para gritar que "este GPHEI é demasiado fácil, sua ****, odiamos-te!!!
%&$#." Vão estudar qualquer coisa que desafie o vosso intelecto, como "Unix para Idiotas", está bem?

Já viste alguma vez o que acontece quando alguém com uma conta da America Online manda uma mensagem para um fórum hacker, lista de email ou canal de IRC? Dá-te um verdadeiro entendimento do que "flame" quer dizer, certo? Podes pensar que fazer pouco do principiante.estúpido@aol.com é apenas um preconceito. Tipo como gestores de grandes corporações não usam tranças e membros de uma fraternidade não guiam Yugos.

Mas a verdadeira razão porque hackers sérios nunca usariam a AOL é que não oferece contas shell Unix aos seus utilizadores. A AOL tem medo do Unix porque é o mais fabuloso, excitante, poderoso, hacker-friendly sistema operativo de todo o Sistema Solar... tenho de me acalmar... conclusão, sentir-me-ia mutilada
sem o Unix. Por isso, a AOL pensa que oferecer contas shell Unix aos seus utilizadores é suplicar que seja hackada.

Infelizmente, esta atitude está a espalhar-se. Cada dia que passa mais ISPs estão a decidir parar de oferecer contas shell aos seus utilizadores.

Mas se não tens uma conta shell Unix, ainda assim podes hackar. Tudo o que precisas é um computador com o Windows 95 e uma conta da Internet muito pobre, como a AOL ou a Compuserve.

Nesta Série para Principiantes #2 cobrimos várias coisas divertidas para fazer com o Windows e mesmo com os serviços mais hostis aos hackers. E, lembra-te, todas estas coisas são mesmo fáceis. Não é preciso seres um génio. Não é preciso seres um cientista informático. Não precisas de ter um computador caro. Estas
são coisas que qualquer um com o Windows 95 pode fazer.

Secção I: customiza o visual do teu Windows 95. Altera os teus ecrãs de inicialização, do ambiente de trabalho e encerramento para impressionar e confundir os teus amigos.

Secção II: subverte os programas de vigilância do Windows, tal como o SurfWatch, e os setups que muitas escolas usam na esperança de impedir os estudantes de usar programas não autorizados. Prova a ti próprio -- e aos teus amigos e colegas de trabalho -- que as passwords do Windows são uma anedota.

Secção III: explora outros computadores -- está bem, sejamos directos -- hacka -- a partir do teu computador com Windows 95 usando mesmo apenas uma conta Internet da AOL.

COMO CUSTOMIZAR O VISUAL DO WINDOWS 95

(Comentário acrescentado em 2000: tens o Windows 98? Esta técnica deverá funcionar tanto no 98 como no 95. Funciona na minha caixa Win 98. Se não consegues encontrar o ficheiro logo.sys, cria um de acordo com as especificações deste Guia. Se não funcionar - paciência, há muitas variações do Windows 98 e talvez tenhas uma que não tenhamos testado. Mas, hackar a sério significa lutar até tu próprio encontrares uma maneira de fazer com que algo funcione.)

OK, digamos que estás a ter uma festa louca na tua casa. Decides mostrar aos amigos que és um daqueles terríveis hackers. Então, ligas o teu computador e, claro que aparece o logotipo do Windows 95. É um bocado fraco, não é? O teu computador parece-se com todos os outros. Exactamente como uma workstation de uma corporação chata operada por um tipo com um QI na ordem dos 80.

Se fosses um hacker a sério deverias estar a utilizar o Linux ou o FreeBSD ou qualquer outro tipo de Unix no teu PC. Mas os teus amigos não sabem isso. Por isso, tens uma oportunidade de os fazer crer que és um fabuloso hacker de elite apenas por alterar o teu ecrã de inicialização.

Digamos agora que queres inicializar com um ecrã preto com chamas laranja e amarelas e o slogan "K-Rad Doomsters of the Apocalypse". Isto é super fácil.

A Microsoft quer que tu faças publicidade ao seu sistema operativo cada vez que ligas o computador. De facto, eles querem isto tanto que já foram a tribunal para tentar forçar os revendedores informáticos a manter o ecrã de inicialização da Microsoft nos sistemas que eles vendem.

A Microsoft também não quer que tu alteres o ecrã de inicialização deles. Então, a MS tentou esconder o seu software do ecrã de inicialização. Mas não o escondeu muito bem. Hoje vamos aprender a contrariar os seus planos, totalmente.

***********************************************
Dica do Génio do Mal: uma das coisas mais recompensadoras sobre o hacking é encontrar ficheiros escondidos que tentam evitar que tu os modifiques - e depois alterá-los como quiseres. Isso é o que estamos a fazer hoje.

Os gráficos de inicialização do Win95 estão escondidos num ficheiro chamado c:\logo.sys. Para ver este ficheiro, abre o "Windows Explorer", clica "View", depois clica "Options", selecciona "show all files". A seguir clica com o botão direito do rato no ficheiro logo.sys e depois clica em Properties". Verás
que as caixas "read-only, hidden e system" estão seleccionadas.

A razão pela qual este ficheiro gráfico inócuo está etiquetado como ficheiro de sistema - quando é apenas um ficheiro de gráficos - é porque a MS tem medo que tu o modifiques para ler qualquer coisa como "Benvindo ao Windoze 95 - Pequeno--almoço dos falhados". Então, por defini-lo como só de leitura, escondê-lo, e fazê-lo passar por um ficheiro de sistema, como se fosse algo muito importante que destruiría o teu computador se o alterasses, a MS está a tentar enganar-te para que não o alteres.
***********************************************

A maneira mais fácil de adulterar estes ecrãs de inicialização e encerramento do Windows 95 é ir para ww.windows95.com/apps/ e ver os seus programas. Mas nós somos hackers, por isso gostamos de descobrir as coisas por nós próprios. Por isso, aqui tens como fazer isto com um programa enlatado.

Começamos por procurar o programa Paint. Provavelmente está na pasta de acessórios. Mas caso sejas como eu e estejas sempre a mover as coisas, aqui tens a rotina à prova de bala para encontrar ficheiros.

1) Clica "Start" no canto inferior esquerdo do teu ecrã.
2) Clica "Windows Explorer"
3) Clica "Tools"
4) Clica "Find"
5) Clica "files or folders"
6) Depois de "named" digita "Paint"
7) Depois de "Look in" digita "C:"
8) Selecciona a caixa que diz "include subfolders"
9) Clica "find now"
10) Clica duas vezes no icon de um balde de tinta que aparece numa janela. Isto
executa o programa Paint.
11) Dentro do programa Paint, clica "file"
12) Clica "open"

OK, tens o Paint. Agora tens uma maneira super fácil para criar o teu próprio ecrã de inicialização:

13) Depois de "file name" digita c:\windows\logos.sys. Isto abre o gráfico que aparece quando o teu computador está pronto para ser desligado que diz "It´s now safe to turn off your computer". Este gráfico tem exactamente o formato correcto para ser usado no teu gráfico de inicialização. Assim podes brincar com ele como quiseres (desde que não alteres nada no ecrã de Attributes no menu Image) e usá-lo para o teu ecrã de inicialização.

14) Agora brincamos com esta imagem. Experimenta os controlos do Paint e tenta fazer coisas divertidas.

15) Quando decidires que gostas da tua imagem (enche-a com coisas hacker aterradoras, certo?) guarda-a como c:\logo.sys. Isto irá substituir o ficheiro do logotipo de inicialização do Windows. A partir de agora, quando quiseres mudar o teu logotipo de inicialização, serás capaz de ler e escrever no ficheiro logo.sys.

16) Se quiseres mudar os ecrãs de encerramento, são fáceis de encontrar e modificar com o Paint. O primeiro ecrã de encerramento tem o nome c:\windows\logow.sys. Como vimos acima, o gráfico do ecrã final "It´s now safe to turn off your computer." tem o nome c:\windows\logos.sys.

17) Para fazer gráficos que ficarão disponíveis como imagem de fundo, dá-lhes um nome parecido com c:\windows\hackerfixe.bmp.

****************************************************
Dica do Génio do Mal: o ecrã de inicialização do MS Win95 tem uma barra animada em baixo. Mas quando o substituires pela tua própria imagem, essa animação desaparece. Contudo, podes fazer o teu próprio ecrã de inicialização animado usando o programa shareware BMP Wizard. Alguns sites de download deste programa
incluem: www.action-links.com/windows/graphed.htm(novo link inserido pelo tradutor) Ou podes descarregar o programa LogoMania, que ajusta o tamanho de qualquer bitmap automaticamente para o tamanho correcto dos teus logotipos e também acrescenta vários tipos de animação. Podes encontrá-lo em:
hotfiles.zdnet.com/cgi-bin/texis/swlib/hotfiles/pcmag_info.html?fcode=000OG1
*****************************************************

Mas o problema em usar um dos ficheiros de logotipos do Win95 é que só te deixam usar as suas cores originais. Se realmente queres fazer algo louco, abre o Paint outra vez. Primeiro clica "Image", depois "Attributes". Põe 320 em width e 400 em height. Certifica-te que em Units, Pels está seleccionado. Agora podes usar qualquer combinação de cor disponível neste programa. Lembra-te de guardar o ficheiro como c:\logo.sys para o teu logotipo de inicialização, ou c:\windows\logow.sys e/ou c:\windows\logos.sys para os teus ecrãs de encerramento.

Mas se quiseres algumas coisas fabulosas para o teu ecrã de inicialização, podes tirar gráficos da tua página hacker favorita na web e importá-los para os ecrãs de inicialização e encerramento do Windows. Aqui está como o fazer.

1) Uau! Gráficos fixes! Pára de navegar nessa página web e carrega no botão "Print Screen".

2) Abre o Paint e define width 320 e height 400 com Units Pels.

3) Clica edit, depois clica paste. Bam, aquela imagem está agora no Paint.

3) Quando a guardares, certifica-te que os Attributes ainda são 320x400 Pels (pixels). chama-a c:\logo.sys, c:\windows\logow.sys, c:\windows\logos.sys ou c:\windows\hackerfixe.bmp dependendo em qual ecrã ou imagem de fundo queres mostrá-la.

É claro que podes fazer o mesmo ao abrir qualquer ficheiro de gráficos à tua escolha no Paint ou qualquer outro programa de gráficos, desde que o guardes com o nome correcto no directório correcto e com tamanho 320x400 Pels.

Oh, não, a chata da Tia Maria vem visitar-me e quer usar o computador para ler o email dela! Nunca mais vai parar de me chatear se vir o meu ecrã de inicialização "K-Rad Doomsters of the Apocalypse"!

Isto é o que podes fazer para voltar a ter o chato do teu logotipo da MS de volta. Apenas tens de mudar o nome do c:\logo.sys para qualquer coisa inócua que a Tia Maria não veria enquanto está a meter o bedelho com o "Explorer". Algo como logo.bak. Adivinha o que acontece? Aqueles gajos da MS pensaram que nós íamos fazer coisas destas e esconderam uma cópia do seu logotipo num ficheiro chamado "io.sys". Assim, se mudares o nome ou apagares o logo.sys original, e não houver nenhum ficheiro com esse nome, quando ligares o teu computador aparece o logotipo de inicialização do Win95.

Agora supõe que a tua caixa Win95 está ligada a uma LAN? Não é tão fácil mudar o teu logotipo de inicialização, já que a rede pode não aceitar as tuas alterações. Mas há uma maneira de vencer a rede. Se não tens medo que o teu chefe veja o teu logotipo "K-Rad Doomsters of the Apocalypse" no teu ecrã, aqui tens como customizar os teus gráficos de inicialização.

O 0.95 policy editor (vem com o cd Win95) com o admin.adm original deixar-te-á mudar isto. Usa o policy editor para abrir o Registry, selecciona "local computer", selecciona "logon" e depois selecciona "logon banner". Assim, irá mostrar-te o logotipo actual e irá deixar-te alterá-lo e guardá-lo de volta no Registry.

**************************************
Dica do Génio do Mal: queres alterar os ficheiros io.sys ou logo.sys? Aqui tens como entrar neles. E, imagina, isto é algo importante para aprender no caso de alguma vez precisares de entrar no teu PC Windows - algo que veremos em pormenor na secção seguinte.

Clica "Start" depois "Programs" depois "MS-DOS." No prompt do MS-DOS digita os comandos:

ATTRIB -R -H -S C:\IO.SYS
ATTRIB -R -H -S C:\LOGO.SYS

Agora estão totalmente à tua mercê, muhahaha!

Mas não fiques surpreendido se o Paint não conseguir abrir estes ficheiros. O Paint só abre ficheiros de gráficos. Mas o io.sys e o logo.sys são feitos para serem usadas em aplicações de animação.
**************************************

OK, é tudo por agora. Vós que sois hackers de elite que estão a sentir-se insultados por ler isto porque foi demasiado fácil, paciência?! Avisei-vos. mas aposto que o meu PC tem um gráfico de ecrã de inicialização muito melhor do que o vosso. K-Rad Doomsters of the apocalypse, yesss!

_____________________________________________________
Junta-te à nossa lista de email enviando um email para com a mensagem "subscribe"
Fala connosco no canal de IRC do HappyHacker. Se o teu browser pode usar java, vai para www.infowar.com/, clica em chat, e escolhe o canal #hackers. Queres partilhar algo com a lista HappyHacker? Corrigir erros? Envia as tuas mensagens para . Para enviar email confidencial (por
favor, nada de discussões sobre actividades ilegais) usa e diz na tua mensagem que queres mantê-la confidencial. Se queres a tua mensagem publicada anonimamente, por favor, di-lo. Envia as críticas para
dev/null@cmeinel.com. © 1997 Carolyn P. Meinel. Podes enviar ou publicar no teu site este GPHEI desde que deixes esta nota no fim...
____________________________________________________
Carolyn Meinel
M/B Research -- The Technology Brokers

****************************************************
Traduzido por Rui Rodrigues. Homepage: nav.to/ruirodrigues
Eu sou estudante universitário, não tenho muitos recursos e ainda menos tempo. Se gostaste de ler este Guia na tua língua e gostavas que eu continuasse a traduzir os restantes Guias, por favor manda um donativo para:
Rui Rodrigues
Residência Universitária de Santa Tecla
Quarto 415, Bloco B
4710-322 Braga
Portugal
Obrigado.

*****************************************************


Carolyn's most
popular book,
in 4th edition now!
For advanced
hacker studies,
read Carolyn's
Google Groups
Subscribe to Happy Hacker
Email:
Visit this group


 HOME | THE HAPPY HACKER BOOK | HACKER WARGAMES
GUIDES TO (MOSTLY) HARMLESS HACKING
THE HAPPY HACKER BOOKSTORE | HACKER LINKS
NEWS & VIEWS
CONTACT US | WEBMASTER

Return to the index of Guides to (mostly) Harmless Hacking!

 © 2013 Happy Hacker All rights reserved.